sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Manuel Bandeira

Reprodução
O poeta Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu em 19 de abril de 1886, em Recife (Pernambuco). Fez os estudos secundários no colégio Pedro 2º, no Rio. Em São Paulo, iniciou o curso de engenharia, que teve de abandonar devido a uma tuberculose.
À procura de um bom clima, andou em diversas partes e passou um ano em Clavadel, na Suíça. Ao regressar, estreou na literatura com "A Cinza das Horas", em 1917. Em 1922, integrou-se ao grupo que fez a Semana de Arte Moderna. Dois anos depois, em "Ritmo Dissoluto", passou a praticar a nova estética em sua poesia. Em 1930, escreveu "Libertinagem".
Em 1935, tornou-se inspetor federal de ensino. De 1938 a 1943, foi professor de literatura universal no Colégio Pedro 2º.
Em 1940, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Em 1943, passou a ocupar a cadeira de literaturas hispano-americanas da Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, permanecendo no cargo até 1956, quando se aposentou. Em 1946, recebeu o prêmio nacional de literatura. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Música de Câmara.
Manuel Bandeira morreu em 13 de outubro de 1968, no Rio. Ele foi um dos maiores renovadores da poesia brasileira, influenciando seus contemporâneos e as gerações seguintes.
Sua poesia permanece cativante, encantatória, envolvente e simples para os leitores, sejam eles eruditos ou não. É um poeta que como poucos, sabe trabalhar mesmo que seja com a mínima sensibilidade possível de um leitor qualquer e nela incutir, despojadamente, miríficos lugares poéticos sob o signo da simplicidade.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/semanadeartemoderna80/personalidades-manuel_bandeira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.